Empregos no Japão – Entre em contato com a Michelle para saber mais sobre Empregos no Japão em 2024. O Japão precisa de trabalhadores estrangeiros e quer atrair 820 mil profissionais para combater a escassez de mão de obra em vários setores da economia nos próximos cinco anos. Saiba mais!
O Japão precisa de trabalhadores estrangeiros e está numa corrida contra o tempo. Por isso, o país asiático considera duplicar o limite para trabalhadores estrangeiros qualificados com competências específicas. Dessa maneira, o governo pretende aceitar, sob um estatuto de residência especial durante cinco anos a partir do ano fiscal de 2024, mais de 800 mil estrangeiros. Ou seja, o limite aumenta para mais do dobro do atual limite máximo de cinco anos. Isso reflete a grave escassez de mão de obra em vários setores da economia japonesa.
Japão precisa de trabalhadores estrangeiros
O Japão enfrenta grande pressão para aumentar o seu apelo por profissionais estrangeiros. Dessa maneira, o país asiático procura atrair até 820 mil trabalhadores qualificados nos próximos cinco anos, duplicando o limite anterior, numa competição com outros países desenvolvidos que também enfrentam escassez de mão de obra.
Setores onde faltam profissionais no Japão
O limite de 820 mil imigrantes qualificados reflete a esperada escassez de mão de obra no Japão numa vasta gama de indústrias no país nos próximos anos. Aliás, a dificuldade em encontrar pessoas com qualificação vai desde a construção e indústria transformadora até à agricultura e cuidados de enfermagem.
Dessa maneira, as empresas e os empregadores fora das principais áreas metropolitanas japonesas, com populações em rápida diminuição, estão sendo duramente atingidos. “É difícil garantir os trabalhadores necessários, mesmo que tomemos medidas como a adoção de tecnologias de ponta”, disse um grupo da indústria siderúrgica da província de Fukushima em carta enviada ao ministro da Justiça, Ryuji Koizumi.
Por isso, o Japão precisa de trabalhadores estrangeiros e o aumento na quantidade permitida acontece em meio à crescente competição por profissionais qualificados em todo o mundo. Desse modo, países como a Austrália e a Coreia do Sul estão atuando ativamente para atrair mão de obra estrangeira e o Japão luta contra o tempo, pois também precisa tornar as oportunidades de trabalho no país mais apelativas.