ENPREGOS NO JAPÃO

Apenas para descendentes ou casados com descendentes de japoneses. Peça informações.

Como o Japão está enfrentando a falta de trabalhadores

O Japão anunciou abertura para trabalhadores e estudantes estrangeiros a partir de março. A decisão veio após pressão de empresas sedentas por mão de obra. Mato Grosso do Sul deve ter, pelo menos, 5 mil interessadas em ir para o País asiático. A estimativa é de uma agência de Empregos no Japão. O gerente, Thiago Sato, explica que tipo de empregos devem ser oferecidos, expectativa de ganhos e o que esperar da vida no Japão.

Empregos no Japão – Como o Japão está enfrentando a falta de trabalhadores

Japão está enfrentando uma escassez de mão de obra em atividades básicas, como motoristas, vendedores e recepcionistas, o que está levando governo e empresas a inovarem na “contratação” de funcionários. Em vez de trabalhadores de carne e osso, avatares e robôs é que têm preenchido as vagas, mostra reportagem do jornal britânico Financial Times.

De acordo com dados do Recruit Works Institute (RWI), haverá uma lacuna de 11 milhões de trabalhadores até 2040, em boa parte devido ao envelhecimento da população. O número de pessoas com idade acima de 65 anos – que já soma quase 30% do total de habitantes do país – deverá atingir seu pico em 2042.

“A escassez de mão de obra no Japão está ocorrendo independentemente de a economia estar indo bem ou não” disse Shoto Furuya, pesquisador-chefe do Recruit Works Institute, ao FT, ressaltando que o país está começando a ficar sem serviços essenciais dos quais depende para manter o estilo de vida das pessoas e a infraestrutura social.

A reportagem do FT aponta que, na última década, o Japão tem se apoiado em mulheres e trabalhadores idosos para preencher as vagas necessárias, já que há rigorosas restrições à contratação de trabalhadores estrangeiros.

A Toyota começou a usar uma frota de “robôs de logística de veículos” para pegar e mover carros para a área de carregamento em sua fábrica de Motomachi, na província de Aichi, na região central do Japão. Com o tempo, diz o jornal, a montadora espera substituir 22 trabalhadores humanos no pátio por dez robôs.

No setor agrícola, como a população japonesa diminuiu e envelheceu, a escassez de mão de obra agrícola tornou-se terrível. Como 43% dos agricultores japoneses têm mais de 75 anos e a idade média é de quase 68 anos, a solução tem sido adotar uma força de trabalho robótica.

Leave a Reply

Empregos no Japão
ENVIAR
X
011995483878